Como é o Parque da Independência?

Taissa Renda, em colaboração para o Espelho Pop

Quer uma boa pedida para um passeio ao ar livre na cidade de São Paulo? Então anota aí: Parque da Independência, onde fica localizado o Museu do Ipiranga.

O local é perfeito para uma caminhada ou corrida, para andar de skate, patinete, passear com seu pet, fazer piquenique ou mesmo para sentar no gramado e contemplar a vista.

O local é perfeito para uma caminhada ou corrida, para andar de skate, patinete, passear com seu pet, fazer piquenique ou mesmo para sentar no gramado e contemplar a vista.

Vista do Parque da Independência para o Museu do Ipiranga

E se você é apaixonado pela história do Brasil, o parque fica ainda mais atrativo. Foi lá, na colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, que D. Pedro I declarou o país independente de Portugal, no ano de 1822. É realmente um lugar histórico e patrimônio nacional.

O Parque Independência tem um impressionante jardim francês, que liga o Monumento à Independência ao Museu do Ipiranga. Além da beleza, a área verde também possui uma rica e diversificada sua fauna e flora. Já foram identificadas 160 espécies arbóreas na região, sendo 39% consideradas exóticas. Legal demais, né?

A fauna já tem 94 espécies registradas, sendo 73 de aves e quatro mamíferos, além de 14 espécies de borboletas. Já imaginou encontrar com um preguiça-de-três-dedos no meio do caminho? Ou observar os papagaios e periquitos? Pica-paus e pássaros da família do bem-te-vi também são muito comuns.

De frente ao Monumento à Independência

Os prédios presentes no parque formam um complexo tombado pelo patrimônio histórico que inclui:

1 – Museu Paulista (Museu do Ipiranga): um dos pontos principais da cidade onde está um
vasto acervo de obras, documentos e objetos históricos;

2 – Monumento à Independência: o principal símbolo do parque, inaugurado em 1922, em comemoração ao centenário da Independência;

3 – Cripta Imperial: também chamada de “Capela”, fica localizada sob o monumento, abrigando os restos mortais de D. Pedro I. Até 2024 está com a exposição “Representações da Nação: o Monumento à independência e a Cripta Imperial”;

Essa é a vista para o Monumento à Independência

4 – Jardim Francês: com todo o paisagismo restaurado, inclusive a fonte central e as outras duas;

5 – Museu de Zoologia: onde estão as maiores coleções da fauna brasileira. O museu da USP (Universidade de São Paulo) garante a diversão e conhecimento para todas as idades, com entrada gratuita;

6 – Casa do Grito: o local está com a exposição “Da Independência ao Grito: História de uma casa a pau-a-pique”.

O parque e o museu passaram por uma grande reforma e ampliação em comemoração ao Bicentenário da Independência. É realmente um lugar que vale a pena a visita. Um refúgio no meio da caótica cidade de SP.

Via Tripadvisor, ckturistando, áreas verdes das cidades e prefeitura de São Paulo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s