São Paulo tem muito atrativo turístico. Tem parques, museus, restaurantes, teatros e comércios para diversos gostos. O Parque Ibirapuera, a Avenida Paulista, o Edifício Martinelli, o Museu da Caixa Econômica Federal, o Teatro Municipal, o Mercado Municipal, o bairro da Liberdade e o Parque da Luz são pontos básicos que todo turista provavelmente vai gostar de visitar.
Para escolher a sua hospedagem, evite lugares que estejam próximos dos seguintes bairros: Sé, República, Luz e Júlio Prestes. Não recomendo andar por essa parte do centro de São Paulo sozinho de dia, e ainda mais de noite, pois pode ser perigoso. Apesar de não acontecer nada comigo por lá, é bom evitar essas regiões.
E aqui vão os lugares baseados no meu gosto para você conhecer:
1 – Parque Ibirapuera
O Parque Ibirapuera é um oásis em meio a uma selva de pedra como São Paulo. Eu simplesmente amo esse parque que tem um espaço enorme seja para pedalar de bicicleta, caminhar, correr, comer, fazer piquenique ou apenas ficar observando o enorme lago com os chafarizes.

A beleza da natureza é o ponto forte deste passeio. Existem também as diferentes exposições nos museus, eventos nos pavilhões e as atrações que acontecem por lá durante todo o ano ou um período breve.


Dica hospedagem na região:
/http://media.omnibees.com/Images/6170/Property/220127.jpg)
Divulgação/Hurb
/https://novo-hu.s3.amazonaws.com/reservas/ota/prod/hotel/888/bourbon-convention-ibirapuera-002_20191219110040.jpg)
Divulgação/Hurb
/https://novo-hu.s3.amazonaws.com/reservas/ota/prod/hotel/896/comfort-hotel-ibirapuera-hurb-001_20191219123316.jpg)
Divulgação/Hurb
2 – Avenida Paulista
Aqui você vai sentir como é o auge da urbanização de São Paulo que abriga opções para comer, beber, se entreter com arte, música ou exposições. Você também pode simplesmente caminhar e relaxar por lá.
Parque Trianon
Essa pequena área verde sobrevive no meio da agitada “Paulista”, como chamam os frequentadores da avenida. O projeto do parque foi feito pelo paisagista frânces Paul Villon e o inglês Barry Parker.
Você consegue levar as crianças no playground, se mexer nos aparelhos de ginástica e caminhar pela trilha do fauno (caminho com 11 estações e 600 metros que liga a avenida Paulista com a Alameda Santos).
Essa dica é para se você se cansar de andar no meio dos prédios, já tem um lugar para respirar melhor e descansar em um banquinho. Parece até que você sai de São Paulo.

Reprodução/Seu Mochilão
Livraria Cultura
Você curte de leitura? Não deixe de passar pela Livraria Cultura e parar um pouco para ler aquele trecho do seu livro desejado. Nesta livraria de vários andares e estilo moderno, você também consegue tomar um café, comer alguma coisa e bater um papo com um amigo.

Reprodução/Wikipédia
MASP – Museu de Arte de São Paulo
Esse é o conhecido MASP que é um museu privado sem fins lucrativos e considerado o mais importante de arte europeia do Hemisfério Sul. O acervo do MASP contém mais de 11 mil obras entre pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e trajes de diferentes épocas que mostra a cultura de vários povos como o europeu, o africano, o asiático e o das Américas.
Outra coisa legal é que no vão do museu, você pode ver o Vale do Anhangabaú que faz parte do Centro Histórico de São Paulo.

Divulgação/MASP
Mirante do SESC Paulista
O SESC Paulista tem atrativos como exposições e diferentes atividades como peças e shows. O que mais chama a atenção neste lugar é o Mirante que fica no 17º andar, de lá é possível ter uma vista mais ampla da Avenida Paulista, desde o bairro da Consolação até o Paraíso.
Os ingressos para o acesso do Mirante são gratuitos e estão disponíveis até quando esgotarem. O início da liberação dos ingressos é na sexta-feira ao meio-dia.
Dica hospedagem na região:
/http%3A//media.omnibees.com/Images/2154/Property/411620.jpg)
Transamerica Prime International Plaza
/https%3A//i.travelapi.com/hotels/1000000/700000/691500/691432/c1fff403_z.jpg)
Divulgação/Hurb
/https%3A//novo-hu.s3.amazonaws.com/reservas/ota/prod/hotel/506/grand-plaza-sao-paulo-jardins-014_20200630165642.jpg)
Divulgação/Hurb
3 – Edifício Martinelli
Esse já foi um dos prédios mais altos da América Latina e de São Paulo, sendo o primeiro mais alto da América do Sul. Hoje o terraço do edifício está aberto para visitação. A vista de lá é sensacional e você tem um guia que fala de detalhes e curiosidades da história desse edifício. A inscrição gratuitamente pode ser feita pelo site.
Martinelli foi um imigrante italiano sem recursos que conseguiu crescer financeiramente em São Paulo e realizou o sonho de construir o maior prédio da América Latina, o que na época causou terror no moradores locais que sentiam medo de uma queda do edifício.

Um ponto alto deste passeio é que você tem uma vista para todos os cantos da cidade de São Paulo e vai ver como grande ela é.
Dica de hospedagem na região:
Hotel Dan Inn Planalto São Paulo Classic Nacional inn
/https%3A//novo-hu.s3.amazonaws.com/reservas/ota/prod/hotel/375/hotel-dan-inn-planalto-009_20200429155853.jpg)
Divulgação/Hurb
4 – Mercado Municipal
O Mercado Municipal está localizado no Centro Histórico, recebe quase 50 mill pessoas por dia. Lá você vai encontrar frutas, verduras, comidas, chás e diversos tipos de lojas para você conhecer. Aproveite para comer o famoso sanduíche de mortadela, mas saiba que vem bastante mortadela de recheio. Dependendo da sua fome, dá para dividir por dois.
Considerado o maior ícone gastronômico do país, o Mercadão, como também é chamado, recebeu a tocha olímpica no dia 14 de Julho de 2016, o que deu mais destaque para o lugar como um ponto turístico da cidade.

Divulgação/Mercadomunicipalsp
Dica de hospedagem e passeio:
Se você quer realmente ficar no Centro Histórico de São Paulo, recomendo a sugestão de hospedagem do tópico de cima. Caso você se hospede mais perto da Avenida Paulista, tem como ir até o Mercado Municipal e aproveitar para passar pelo Edifício Martinelli e oTeatro Municipal que estão bem próximos a pé mesmo.
5 – Bairro da Liberdade
Esse bairro é considerado a maior comunidade japonesa fora do Japão. Então aproveite as diversas lojinhas com coisas típicas do país asiático como quimonos, panelas e iguarias asiáticas importadas.
Caminhe pelas ruas que tem postes e decoração de luz no estilo japonês e passe por algum restaurante nem que seja para comer um Yakisoba, um sushi ou lámen.

Dica de hospedagem
/http%3A//media.omnibees.com/Images/8859/Property/398788.jpg)
Divulgação/Hurb
6 – Teatro Municipal
Só a fachada deste teatro já é um belo motivo para uma foto. Esse edifício histórico, que tem mais de 110 anos de história, recebe apresentações artísticas de várias categorias como dança, musical, teatro, exposições, entre outras. A construção do Teatro Municipal veio satisfazer o desejo da alta sociedade de assistir a espetáculos de grandes artistas da música lírica e do teatro.


Você pode agendar uma vista pelos diferentes espaços do edifício pelo site do lugar.
Essa região é bem no centro antigo da cidade. Cuidado ao caminhar por lá. Não fique mexendo no seu celular.
7 – Centro cultural da Caixa Econômica Federal
O Museu da Caixa Econômica Federal fica bem no Centro Histórico de São Paulo de frente à Praça da Sé. Existem diversos móveis, como máquinas de escrever, e outros documentos preservados que se referem à economia do país. Você vão poder dar uma olhada em ambientes antigos que eram escritórios administrativos da Caixa. Além disso, existem exposições artísticas e fotográficas espalhadas pelos andares do prédio.


Essa é região exige bastante cuidado ao passear por lá. Não mexa em aparelhos eletrônicos e não fique parado. Passe rápido pelas ruas, ainda mais se estiver desacompanhado.
8 – Parque da Luz
Essa região tem três atrativos próximos: o próprio Parque da Luz com seus jardins de estilo francês e italiano, a Pinacoteca de São Paulo que tem exposições de obras de arte e o Museu da Língua Portuguesa que aborda a riqueza cultural e do vocabular do idioma nacional.


Pinacoteca/Divulgaçao

Também não fique muito tempo parado nas ruas da região e tome cuidados com os seus pertences.
Vou deixar aqui uma dica de oferta para voo, hospedagem e café da manhã para São Paulo.
/https://s3.amazonaws.com/legado-prod/prod/ofertas/imagens/2021/09/15/10/25/shutterstock_1624156750.png)
Divulgação/Hurb
Aqui vou deixar mais opções de hospedagem para você quer ficar em partes mais tranquilas de São Paulo e próximas do centro:
/https%3A//novo-hu.s3.amazonaws.com/reservas/ota/prod/hotel/1033/blue-tree-premium-001_20200430161142.jpg)
Divulgação/Hurb
/http%3A//media.omnibees.com/Images/10617/Property/665213.png)
/https%3A//novo-hu.s3.amazonaws.com/reservas/ota/prod/hotel/1931/braston_20180711094121.jpg)