O Equador é um dos poucos países da América do Sul que não faz fronteira com o Brasil. A cidade de Guaiaquil é a mais populosa do país e está localizada a quase uma hora do litoral. A moeda oficial é o dólar, então não fica muito bom para quem quer economizar neste momento. O centro tem uma praça na orla do rio Guayas, o que deixa o passeio bonito.
Um dos passeios bons de se fazer em Guaiaquil é pela beira do rio, onde está próximo o porto Santa Ana. Com poucos passos, você vai ver até uma roda gigante que proporciona uma vista panorâmica. Além disso, a escada com 444 degraus, perto da orla, que leva para o alto da região de Las Peñas, também é um programa para não perder.

O centro de Guaiaquil oferece uma bela vista do rio e uma visita por alguma lojinha de conveniência ou lanchonete ali perto. Nos fins de semana, à tarde, essa região fica efervescente. Não recomendo passear por lá muito tarde, nem em qualquer lugar, porque pode se tornar menos seguro.

O monumento acima representa a reunião entre os líderes Bolívar e San Martín. O encontro teve como propósito a libertação de vários países da América que estavam sob o domínio espanhol. O episódio é lembrado como a Conferência de Guayaquil.
Ao se aproximar do entardecer, as luzes começam a dar um ar mais elegante para essa parte da orla, também conhecida como Malecón. A roda gigante se tornou um dos pontos turísticos de Guayaquil desde 2016, quando eu estava na cidade.

Andando mais um pouco para o lado esquerdo da orla, bem depois da roda gigante, você encontra outro ponto para conhecer: o bairro Las Peñas.

Esse é começo do caminho para o topo do morro de Las Peñas. Quando você chegar lá em cima, terá uma vista bem ampla da cidade. Vale a pena subir todos os 444 degraus. Você só não pode ter pressa.
Depois de um exercício físico, é essa a vista que você consegue no topo de Las Peñas à noite.
