Sabe quando você passa por uma situação que não está sendo justa? Isso te leva a te sentir angustiado diante de algo que aconteceu que precisa ser revisto. É muito importante pensar, se o que estamos fazendo vai afetar outra pessoa negativamente e se não está sendo injusto. Existem pessoas que simplesmente não se importam do impacto ruim que podem causar em outra e nas consequências que isso pode acarretar, mas, se essas pessoas pensassem que alguém poderia fazer o mesmo com elas, não agiriam assim.
Eu não sou uma pessoa perfeita e também sei que ninguém é, por isso, precisamos nos guiar por um senso de justiça em todas as situações da nossa vida, ver se não estamos fazendo outra pessoa sofrer de propósito ou até mesmo sem querer, principalmente se estamos em uma posição de algum tipo de poder. Por isso, quando mais poder uma pessoa tem, mais justa ela deve ser. Quem se aproveita de uma posição que tem para causar algum prejuízo, ao meu ver, precisa mudar o que fez e se não faz isso, então não é digno da posição que ocupa.
Me pergunto às vezes, se o que eu estou fazendo vai ter algum impacto ruim na vida de alguém e também me pergunto se o que vou fazer vai ter algum benefício. Eu gosto de ajudar as pessoas e acho que quem está em uma posição melhor, deveria usar o que tem para ajudar, e não para derrubar.
Talvez uma das razões para a injustiça seja a impulsão. Agir sem pensar muito provoca consequências inesperadas e até mesmo ruins. Por mais que o calor do momento faça alguém sair do ponto de equilíbrio, é importante um esforço para não se perder na explosão de um momento desagradável.
Bom, tudo o que plantamos, colhemos. Às vezes na vida, acontecimentos vêm para que possamos olhar para o que plantamos e mudemos o nosso agir, mas é certo que, se plantamos senso de justiça, certamente colheremos. Vamos ser mais justos. A minha mãe diz uma frase que é: “Se eu não posso ajudar uma pessoa, eu não vou atrapalhar”, e assim gostaria de terminar esse texto.
Abraços.
