Durante uma viagem de várias cidades, em um país do exterior, o turista consegue economizar no valor da passagem aérea. A forma mais rápida para isso é não entrar nos sites brasileiros no exterior, que tem passagens são mais caras.
Se uma pessoa estiver no Chile, por exemplo, e quiser pegar um voo de Santiago para São Pedro do Atacama por um site brasileiro, vai pagar mais caro. O caminho mais barato, para comprar uma passagem, é pelo site na versão do país. Isso funcionou em vários momentos comigo quando estava no exterior.
Outra maneira de economizar é usando cartões que não cobram uma taxa além da normalmente cobrada, isso acontece em conversões duplas. Por exemplo, se você está na Argentina, mas tem um cartão pré-pago em dólar. O valor cobrado pela compra vai ter uma taxa de conversão do dólar para o peso argentino, mas isso não é vantajoso, sendo que você já pagou a taxa da conversão do real para dólar. Prefira um cartão que faça uma conversão direta de qualquer moeda. Eu indicaria esse cartão pré-pago aqui que tem boas taxas de conversão direta.

Reprodução/Adriano Ferreira
Nas altas temporadas, as chances de conseguir um voo mais barato se tornam mais escassas. O planejamento bem antecipado garante um preço melhor do que aquele das últimas semanas ou dias. Pensar com antecedência para aonde voar é uma maneira eficaz para pagar mais barato. O Google Voos tem um recurso que avisa quando uma passagem aérea caiu. Sempre ative esse alerta para acompanhar as oscilações de preços das passagens para o destino que você deseja viajar.